mercredi 1 septembre 2010

Nijitos,Bairro Alto e noites de Verão...


Foi uma daquelas noites que tinha tudo pra correr bem. Um amigo de França, o T., veio passar uns dias a Lisboa; o primo X. que vive em Luanda estava de passagem, era sexta feira, o caminho era só um...

Encontro marcado com todo o mundo à 1h na praça Camões, e como habitualmente, o P.N. não dá as caras... Primo X. aparece primeiro, sem mais demoras vamos pôr a conversa em dia com um copito na mão. Direcção: SOFT. Um drink na mão, sorriso na cara e uns fellas cumprimentados, o telefone toca. O kamba de Paris chegou à praça Camões. Depois de o apanhar, volta à primeira «crime scene», mais uma rodada e confraternização com a comunidade angolana reunida no local. Uns minutos de conversa e o primo X. reconhece um amigo de infância, J.A. que foi vizinho dele em Luanda, nos tempos. Conversa puxa conversa, forma-se ali um grupinho interessante. O A.N., a R.S. e o seu grupo de amigos não tardam a chegar, seguidos pouco depois pelo A.C.; no espaço de uma hora, aquele segmento particular do Bairro Alto tansformou-se numa rua da cidade de Luanda!




Na conversa, o J.A. diz nos que está a viver na Holanda, e está cá de férias com o amigo DNA, alojados em casa do S.D., que não é mais do que... irmão duma prima minha! Quando o "primo" enfim aparece, ligamos para a mana (às 2h da manhã, ela deve ter gostado...) e levantamos mais um NIJITO* a este encontro fortuito como só Lisboa no verão proporciona!

Facto interessante: naquele pequeno grande grupo, o T. é DJ, o J.A. e o DNA assim como o S.D. são músicos! A conversa girou muito naturalmente em torno deste interesse comum a todos os presentes, entre as carreiras nascentes de uns e as reminiscencias dos 90's, da música que ouvíamos quando eramos putos. Engraçado como, apesar das viagens, migrações, dos múltiplos trajectos de uns e outros, os angolanos da minha geração cresceram "juntos", mesmo cada um no seu canto. Conseguimos manter um grau de proximidade uns com os outros, apesar dos largos anos passados sem nos ver, graças ao tempo passado juntos, mas também ao conjunto de referências comuns, culturais entre outras, que mantivemos ao longo deste período conturbado que foi a passagem de crianças a homens. Um desses elos foi a música, e ali estávamos nós, 25 - 30 anos, alguns pais, alguns casados, a falar de velhos tempos passados juntos, e preenchendo os vazios com a música, que ela, nos acompanhou a todos, todo o tempo.

O fio conductor duma noite bem passada sendo mesmo esse, não tardou muito que tirássemos o pé, em direcção ao OneTwelve. Hip Hop Spot. Depois da palavra, a prática. Sons "dos tempos", um copo na mão, umas fotos pra registar o momento, e lá estávamos nós a caminho do terceiro spot da noite: o Luanda, aka Soul Club, aka Kaombo, aka a discoteca africana (Angolana) de Alcântara, que muda de nome e de decoração mas mantém a mesma equipa à porta, nos bares e na mesa de DJ!

Tri Chu Party, DJ Callas e Malvado, bom pessoal, boa onda, as mulheres mais bonitas de Lisboa (não estão no Lux, ainda não, por enquanto estão mesmo aqui!) and PLAY THAT FUNKY MUSIC MISTA DJ! De euforia em reencontros (mais alguns, de gente perdida de vista há anos, só re-vista na noite), de olhares furtivos em trocas de sorrisos, de danças anónimas em flirts de leve, assim passei uma das melhores noites desde que cheguei a Lisboa há coisa de um ano e meio... Depois disto, os mais corajosos ainda foram ao Lux, às 7h30 da manhã... eu fui pra casa, acho que estou a ficar velho!

Para todos os angolanos que vivem na Europa, e mesmo para alguns que vivem em Angola, Lisboa é como uma rotunda indispensável, um ponto de encontro durante o verão (já que na terra é só em Dezembro) pra se curtir, uma noite agradável, uma companhia sebem e um ritmo boémio, que ajuda a tornar a vida agradável, aceitável, apesar dos outros pesares, malambas, makas e makongos... No verão, como cantou a Sara Tavares, Lisboa Kuia!





______________________________________________________________
*Nijito (Nigga Mojito) é na verdade uma caipiroska black, que como o seu nome indica, é feita com vodka preta. Dada a cor da referida bebida, pareceu-nos que este nome era mais apropriado, então baptizámo-la assim!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire