samedi 9 janvier 2010

Um Longo Caminho a percorrer


Minha Angola, Angola minha... minha Angola está de luto; minha Angola está chorar, antes mesmo de festejar. Esta prometida festa, a mais bonita que já se viu, no País e no Continente, começou com um brutal e funesto despertar para a realidade. A REALIDADE: anos de guerra, instabilidade e conflitos regionais que, apesar do fim da guerra entre facções, deixaram mazelas, ideias, pessoas, armas que de vez em quando se fazem ouvir da pior maneira, e neste caso na pior das ocasiões. Um País que queria mostrar ao mundo a sua capacidade de sarar as suas feridas e reorganizar a sua vida para crescer, acaba por ser visto como um foco de terror, onde não se pode assegurar a segurança dum evento de tal importância.

Temos todas as circunstâncias atenuantes possíveis: a equipa do Togo escolheu o caminho terrestre, ao contrário do previsto para a entrada deles em Angola; a FLEC, grupo independentista que reivindicou o acto, agiu a partir de células situadas no Congo, território onde as autoridades angolanas não têm soberania nem legitimidade para agir; mas no fundo no fundo, este atentado atinge a todos os angolanos sem excepção, aqueles que sonham com um País ENFIM no caminho da prosperidade, e que acreditaram - apesar de tudo, pois é certo que há prioridades mais vitais - que o CAN seria uma vitrine para mostrar ao Mundo os progressos de Angola a nível de estabilidade, de organização e de capacidade de mobilização em prol de um objectivo comum.

Em princípio, o CAN vai acontecer. Esperamos que sem mais ataques ou qualquer outra coisa de natureza a manchar mais uma vez o nome de Angola. Chega de sangue. Chega de falar com as armas. É tempo de deixarmos falar a nossa força de vontade, e de tentar viver em Paz. Connosco e com os outros.

(Os meus pensamentos vão às famílias das vítimas desta barbárie. Estas perdas serão para sempre motivo de tristeza para eles e para o povo angolano, que acredito que na sua grande maioria esteja tão chocado quanto eu.)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire