lundi 3 octobre 2011

Good Wife Workshop - manual de sobrevivência para futuras noras angolanas!


Fase I - Namoro e Apresentações



Lição 1: primeira impressão junto da SOGRA potencial



Digamos que o casal A & B conhece-se há algum tempo, e depois de um certo tempo de namoro (que varia consoante as pessoas, as situações, os objectivos), começa a ter um relacionamento mais sério. Está na altura da fatídica apresentação às famílias! Um momento em aparência "inocente" pode determinar o futuro desta relação, pois é certo e sabido que em qualquer cultura que seja, há sempre uma jogada estratégica essencial para a paz dos lares: AGRADAR À SOGRA!



Claro, pode-se adoptar a postura "és tu que eu amo, é a tua opinião que conta, o resto não tem importância", mas isso é tapar o sol com a peneira! todos viemos de algum sítio, e isso condiciona SEMPRE onde e COMO vamos em frente na nossa vida. A família africana é uma unidade que se estende muito além da trilogia Mãe- Pai- Filhos. Negar isso é candidatar-se a uma vida de conflitos totalmente desnecessários, pois basta ter-se a inteligência de contornar certas "armadilhas" para se ter a futura família "no bolso"!



Portanto, a apresentação à família. Se para os homens trata-se de uma formalidade (tem que se mostrar responsável, bem intencionado, e capaz de manter uma família), para as mulheres a coisa é bem mais complexa. É que as mães africanas esperam que a mulher que eles escolheram seja capaz de tratar deles tão bem quanto elas o fizeram. Se tem a pretensão de provar à futura sogra que é capaz disso, JÁ PERDEU! Na sua óptica, NINGUÉM É CAPAZ DE CUIDAR DO SEU FILHO TÃO BEM OU MELHOR DO QUE ELA O FEZ! Afinal de contas, ela dedicou 20 ou 30 anos da sua vida a fazê-lo, não é performance que se iguale em 6 meses de namoro! Neste caso, a candidata tem que se mostrarDEDICADA (eu tento fazer tudo para cuidar bem dele), HUMILDE (sei que tenho muito a aprender consigo, futura sogra, pois fez um trabalho excepcional - mesmo que não ache, e que ao contrário, pense que a "mamã" mimou DEMAIS o seu filhinho, que agora pensa que vai ter as mesmas mordomias que teve a vida toda!!!) e acima de tudo, PRENDADA!


Chegue à frente da sua futura sogra com 3 licenciaturas, 4 mestrados, 2 PhDs de Harvard e ela dirá: "vá lá, não é analfabeta..." Mas o que importa mesmo, é dar provas em actos da predisposição de que tanto falou de cuidar BEM dele. Mostrar-se voluntária, oferecer-se para qualquer lide que seja necessária, chegar com um bolo feito pelas suas mãos (ou seja, pela sua própria mãe ou avó), mostrar-se disponível, amável e atenta às necessidades do seu querido (não se preocupe, que no primeiro encontro a mãe do mesmo há de querer mostrar-lhe que ela é que controla a cena, portanto basta oferecer-se para fazer para ser bem vista. Mas ao segundo encontro vai mesmo ter que fazer...).

Para resumir, chegue bem arranjada (evitando roupa de discoteca, de preferência), mostre-se amável, sorridente, interessada ("como é que ele era quando era pequeno? qual é o prato favorito dele? ele sempre foi assim distraído/ cabeça no ar/ resmungão/ desorganizado?"), deixe a conversa fluir e esteja pronta a levantar a bandeja e levar para a cozinha sem terem que lhe "pedir" com o olhar, e normalmente, o primeiro teste está mais ou menos passado (com a sogra nunca se sabe...)